O Ilê Axé Ijexá Omi T'Odé, localizado em Arataca, Bahia, liderado pelo Babalorixá Babá Omi-Silé (Pai Luciano), foi o único terreiro no Brasil a alcançar a nota máxima (100 pontos) na primeira edição do concurso "Edital nº 02/2025 Mãe Beata de Iemanjá - Terreiros pela Justiça Ambiental". O concurso, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscou democratizar o fomento a iniciativas de base territorial e comunitária com foco em ações ambientais realizadas em comunidades tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana.

Entre as 54 iniciativas contempladas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, quatro foram da Bahia:

Ilê Axé Ijexá Omi T'Odé - Arataca

Ilê Axé Icimimó - Coração de Maria

Zoogodo Bogum Malê Rundó - Cachoeira

Ilê Alaketu Asè Ayra Igbona - Salvador

Reconhecido como utilidade pública para a cidade de Arataca, o Ilê Axé Ijexá Omi T'Odé, com 14 anos de fundação, tem se destacado pelo desenvolvimento de ações de promoção ambiental e pela luta contra o racismo religioso e ambiental. Em 2025, foi premiado como Estrela de Arataca durante os festejos de 40 anos de emancipação do município e reconhecido como uma reserva florestal.

Emocionado com a premiação, o Babalorixá Omi-Silé (Pai Luciano) declarou: "É com muita alegria que recebo esta premiação tão importante para a nossa cidade de Arataca/BA, bem como para toda comunidade terreiro e de Matriz Africana do Território Sul da Bahia e para todo o NORDESTE. Toda comunidade terreiro já é um espaço de promoção de justiça ambiental, por conceber as forças da natureza como Deusas e Deuses africanos, por isto existimos e resistimos em todos os lugares e espaços que estão engajados na luta contra as violências ambientais. Em especial agradeço as filhas e filhos do nosso Ilê por estarmos construindo uma nova história. O PRÊMIO É NOSSO! Axé!"

O prêmio recebido pelo Ilê Axé Ijexá Omi T'Odé é um reconhecimento do importante trabalho que a comunidade terreiro realiza em prol do meio ambiente e da promoção da igualdade racial e religiosa.


O site Arataca promove a cultura de forma inclusiva, sendo um site antirracismo religioso.