Arataca figura entre os cinco municípios do sul da Bahia que não registraram mortes violentas (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) no período de janeiro a outubro de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Além de Arataca, Almadina, Barro Preto, Floresta Azul e Pau Brasil também integram a lista dos municípios sul-baianos com índice zero de mortes violentas no período analisado. Em sua maioria, são cidades de pequeno porte, com menos de 10 mil habitantes.

Apesar de Arataca não ter registrado mortes violentas no período, o município contabilizou óbitos decorrentes de confrontos entre suspeitos e a polícia em maio deste ano.

Em todo o estado da Bahia, 95 municípios não registraram mortes violentas no período analisado. A SSP-BA destaca que houve uma redução de 8,9% nos casos de mortes violentas em todo o estado, em comparação com o mesmo período de 2024.

A Polícia Civil informou que as ações preventivas e de inteligência promovidas pelas Forças Estaduais, Federais e Municipais estão intensificadas em todo o estado, contribuindo para a redução da criminalidade.